Entrada > Notícias > P.PORTO integra novo Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte
Publicado em: 16 Julho 2024

O INOV-NORTE vai procurar estimular experiências de inovação e modernização pedagógica em seis instituições de ensino superior da região. A reunião de lançamento do projeto decorreu, no passado mês de maio, na Reitoria da Universidade do Porto

Impulsionar mudanças pedagógicas para um ensino de excelência, de acordo com tendências contemporâneas de referência a nível nacional e internacional. É com esse propósito que acaba de nascer o INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, resultante da iniciativa de um novo consórcio com a participação de várias Instituições de Ensino Superior da região: o Politécnico do Porto, a Universidade do Porto (que lidera o projeto), a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Sob o mote Des(Construir) a Academia, Co-construir o Conhecimento, este novo consórcio assume como missão “estimular as experiências de inovação e modernização pedagógica no contexto da educação e formação e promover a descentralização destas iniciativas no ensino superior, potenciando sinergias entre os subsistemas universitário e politécnico, o centro urbano litoral e as regiões do interior.

Na prática, as seis instituições participantes — que mobilizam uma comunidade académica com mais de 91 mil estudantes — comprometem-se a implementar, durante os próximos dois anos, “uma estratégia participada e representativa de cooperação interinstitucional, englobando a observação e partilha de práticas pedagógicas e a criação de escala em ações orientadas para a inovação curricular e a transformação pedagógica”.

Este ambicioso projeto contempla ainda o investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e transformação pedagógica e a dinamização de novas ações de capacitação e desenvolvimento pedagógico no ensino superior. Todas estas atividades deverão “promover a circulação de docentes, estudantes e pessoal técnico das instituições parceiras” e, desta forma, “contribuir para a consolidação de uma rede colaborativa para a transformação e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem”, reforçando o papel da colaboração interdisciplinar, da personalização da aprendizagem e da exploração de tecnologias emergentes.

A execução dos programas propostos no âmbito do INOV-NORTE deverá atingir diretamente cerca de 4.550 estudantes e, pelo menos, 1.000 docentes das seis instituições parceiras. Além disso, espera-se alcançar um impacto de ampla escala com a incorporação de experiências de ensino e aprendizagem inovadoras em todas as comunidades académicas envolvidas.

PROGRAMA FINANCIADO PELO PRR
O INOV-NORTE partiu do repto lançado pelo novo Impulso Mais Digital, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da República Portuguesa. Desenhado por responsáveis de Inovação Educativa das seis instituições parceiras e submetido à avaliação por um júri constituído por peritos nacionais e internacionais, o projeto foi aprovado com majoração de mérito, atingindo o montante máximo de financiamento elegível (3,75 milhões de euros), a executar até junho de 2026.

Este financiamento do PRR contribuirá ainda para a integração deste Centro de Excelência no futuro Conselho de Inovação Pedagógica de Ensino Superior, enquanto entidade permanente de promoção da inovação pedagógica e da formação pedagógica para docentes de ensino superior, com o apoio da Direção-Geral de Ensino Superior.

Para esta participação, o Consórcio INOV-NORTE receberá um valor adicional de 92.857,14 euros, perfazendo um total contratualizado de 3.842.857,14 euros.

RECUPERARPORTUGAL.GOV.PT