Entrada > Notícias > P.PORTO lidera projeto de cibersegurança na Região Norte
Publicado em: 08 Outubro 2024

P.PORTO lidera projeto de cibersegurança na Região Norte

O Centro de Competências em Cibersegurança do Norte (C3N), coordenado pelo Politécnico do Porto, é um projeto inovador e transformador que promete o reforço da cibersegurança no país. Financiado pelo PRR e dinamizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a C-Network visa implementar sete Centros de Competências em Cibersegurança (CCC), distribuídos pelas várias regiões NUT II. Este é o primeiro projeto com todas as IES públicas do Norte que visa o reforço da cibersegurança na região
O C3N inclui todas as Instituições de Ensino Superior (IES) público do norte de Portugal, a Área Metropolitana do Porto (AMP) e ainda todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) do norte do País. Visa apoiar um total de 516 entidades, incluindo PME e a Administração Pública local e regional, e conta com um financiamento total de 1,5 milhões de euros.

O P.PORTO, para além da coordenação geral, na pessoa do professor António Pinto, Chief Information Security Officer (CISO) do P.PORTO e docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), integrando ainda no projeto a professora Isabel Praça, perita da European Agency for Cybersecurity (ENISA), nos grupos de segurança da Inteligência Artificial e no grupo de European Cybersecurity Skills Framework e docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), tem especiais responsabilidades na implementação na CIM do Tâmega e Sousa e da AMP.

Para o professor António Pinto “o projeto deverá traduzir-se numa ferramenta essencial à capacitação, digitalização, interoperabilidade e cibersegurança, claramente articulado com os objetivos estratégicos de desenvolvimento da região, tendo o potencial de contribuir significativamente para promover uma região mais resiliente”.

Os consórcios internos aos vários CCC são formados por entidades de abrangência regional que se autocomplementam para garantir a maior capilaridade e agregação de conhecimento no apoio às entidades e ecossistemas locais, tendo como objetivo apoiar e orientar as organizações que a eles recorrem no que se refere aos seus caminhos de maturidade e resiliência em cibersegurança.

A C-Network foi publicamente apresentada na conferência C-Days, promovida pelo CNCS, no passado mês de junho. Trata-se de um projeto financiado pelo PRR — integrado no investimento C19 — que pretende dinamizar a cibersegurança com proximidade e adaptada às especificidades territoriais. Este projeto é, portanto, direcionado para o apoio ao território, às empresas e à administração pública, numa ótica de consultadoria e acompanhamento.

Tem como objetivos reforçar a capacitação nacional em cibersegurança e segurança da informação, assim como criar as condições físicas e tecnológicas para a implementação e operacionalização do novo modelo de coordenação nestas áreas.

O projeto enquadra-se na missão e estratégia institucionais do P.PORTO. Alinhado com o desenvolvimento do país e com o Plano Estratégico do Politécnico do Porto 2022-2026, contribui decisivamente para os indicadores de desenvolvimento estratégicos no que se refere não só aos níveis de maturidade em (ciber)segurança, de acordo com os princípios e as recomendações do CNCS, mas também ao desenvolvimento e transferência de conhecimento para o mundo empresarial e industrial, bem como para as entidades públicas e sociais, numa ótica de forte compromisso e responsabilização social.

A primeira reunião do consórcio C-Network realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no passado dia 4 de setembro.