A Startup Portugal divulgou, recentemente, a terceira edição do relatório que compila as IES com mais antigos estudantes que fundaram startups e o Politécnico do Porto, na nona posição, é o instituto politécnico português na melhor posição, num ranking liderado pela Universidade Católica, pela Universidade de Lisboa e pela Universidade do Porto.
Com 130 alumni founders, 92 startups em Portugal, 38 startups no estrangeiro, 425 milhões de euros em investimento cumulativo e 3,8 mil milhões em investimento combinado, o Politécnico do Porto mantém, assim, a nona posição do relatório do ano anterior.
O ranking evidencia a necessidade dos programas de estudo das IES se adaptarem às necessidades dos estudantes e às exigências do ecossistema empresarial e do mercado de trabalho. Para este estudo foram utilizados dados da plataforma Dealroom, que indicam, pelo menos, 2.333 alumni founders distribuídos pelas dez melhores IES portuguesas, uma subida média de 42% face a 2023. Foram analisadas mais de 60 instituições.
O relatório completo pode ser lido aqui. Os dados essenciais do relatório podem ser consultados seguinte quadro.