Entrada > Notícias > P.PORTO reforça o apoio à empregabilidade de diplomados com deficiência
Publicado em: 05 Setembro 2024

P.PORTO reforça o apoio à empregabilidade de diplomados com deficiência

O Politécnico do Porto, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Direção-Geral do Ensino Superior firmam protocolo de colaboração no âmbito da rede nacional “Valor T IES”

O P.PORTO e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral do Ensino Superior, estabeleceram, no dia 4 de setembro de 2024, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas e concertadas que contribuam para apoiar a transição para o mercado de trabalho dos estudantes e diplomados (alumni) com deficiência.

Esta ação, que envolve 21 Instituições de Ensino Superior, tem por objeto a criação da “Valor T IES" – rede nacional que visa contribuir para a empregabilidade dos diplomados do ensino superior com deficiência. Numa cerimónia decorrida em Lisboa, o Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Sousa, e o Diretor Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, assinaram, na presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o protocolo que regista o arranque de uma parceria que procura criar sinergias de resposta conjunta de incentivo, de envolvimento e de integração eficaz.

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Politécnico do Porto, no âmbito da sua responsabilidade social e do seu Plano Estratégico 2022-2026, disponibilizando um conjunto de respostas específicas para estudantes e alumni com deficiência e dinamizando atividades de apoio contínuo à empregabilidade e ao desenvolvimento da carreira, na prossecução da sua Missão de Diversidade, Equidade e Inclusão.

No que se refere à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, constitui um incremento do trabalho desenvolvido pela Unidade de Missão Valor T – Talento e Transformação, criada em 2021, e que estreita, agora, as ligações a parceiros do ensino superior, aportando um conhecimento e uma capacidade de resposta renovados.

O desenvolvimento desta parceria será definido num plano de ação anual, a elaborar especificamente com o Politécnico do Porto e operacionalizado conjuntamente.