Entrada > Notícias > P.PORTO obtém acreditação institucional máxima pela A3ES
Publicado em: 18 Julho 2024

P.PORTO obtém acreditação institucional máxima pela A3ES

O P.PORTO está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) pelo período máximo. No passado dia 11 julho, o Conselho de Administração da A3ES comunica à Instituição que se encontra acreditada por seis anos sem condições, em concordância com a recomendação da Comissão de Avaliação Externa (CAE)

No âmbito dos processos de garantia da qualidade no Ensino Superior, decorreu, em 2023-2024, o segundo ciclo de Avaliação das Instituições do Ensino Superior (IES), da responsabilidade da A3ES. Este segundo momento de avaliação institucional incidiu, essencialmente, na avaliação da estratégia institucional, pretendendo-se, assim, analisar o projeto pedagógico, científico e cultural e avaliar a respetiva estratégia de desenvolvimento, incluindo a avaliação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ).

O
P.PORTO submeteu, em junho de 2023, o Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI), tendo recebido, durante três dias, a visita da Comissão de Avaliação Externa, no início de outubro do mesmo ano.

O RAAI encontra-se organizado em sete pontos
, constituindo o último um tema de desenvolvimento entendido como central para a estratégia futura da Instituição. O P.PORTO, alinhado com o
Plano Estratégico 2022-2026, orientou-se, numa visão clara e comprometida, para o desenvolvimento de Programas Doutorais próprios. Dispõe já, neste momento, de dois ciclos de estudos conferentes do grau de doutor acreditados pela A3ES.

Neste processo avaliativo, a Instituição criou as condições necessárias para a recolha e tratamento de dados e de informação, sendo envolvida toda a
sua Comunidade, desde a Presidência do P.PORTO, as Escolas e suas Presidências, as Associações de Estudantes, Estudantes e Diplomados, Docentes e Investigadores, Não docentes, as Unidades de I&D, os
Serviços de Ação Social e as Entidades Externas Parceiras.

A  Comissão
de Avaliação Externa, no seu Relatório Final, reconheceu que o Politécnico do Porto evidenciou um muito bom ou bom desempenho em todas as dimensões da sua missão e que continua a implementar medidas que visam a melhoria geral da Instituição. Considera, assim, que o P.PORTO cumpre os requisitos legais necessários e os padrões de qualidade exigíveis para o seu funcionamento.

Dispor de elevados níveis de concretização nos principais indicadores de qualidade é, de facto, motivo de orgulho. Ser reconhecido por parte de uma Comissão de Avaliação Externa, integrando peritos internacionais, num processo que compara todo o Sistema de Ensino Superior nacional, é motivo de prestígio!”, afirma o Presidente do Politécnico do Porto, na sua mensagem à Comunidade.

Este elevado nível de desenvolvimento só é possível com a existência de uma cultura institucional da qualidade, em que é imprescindível
a colaboração de toda a Comunidade P.PORTO e das suas Entidades Parceiras. Pela exigência deste processo avaliativo, o esforço e o envolvimento requeridos, o P.PORTO, neste momento tão significativo, reconhece e agradece às suas Pessoas, que todos os dias o desafiam a fazer melhor.

Parabéns
ao P.PORTO!