O Politécnico do Porto aprovou, por unanimidade, o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2025, na última reunião do Conselho Geral.
Um novo ano traz sempre uma renovada energia para as Instituições aprofundarem a missão que as guia, ajustando-a continuamente a uma visão mais clara e refletida. Este percurso de persistente definição e ambição permitirá ao P.PORTO atingir níveis ainda maiores de relevância estrutural no panorama do Ensino Superior português, mas, acima de tudo, com um impacto decisivo para a Região e para o País.
Com um crescimento de 18% no seu orçamento, alavancado nos investimentos iniciados no presente ano, a Instituição reforça o compromisso com as Pessoas, a formação e inovação, a inclusão e a sustentabilidade, com destaque para:
- Despesas com pessoal: 79,7 milhões de euros (+6%);
- Aquisições de bens e serviços: 15,2 milhões de euros (+30%);
- Transferências correntes: 2, 9 milhões de euros (-39%);
- Aquisições de bens de capital: 23,9 milhões de euros (+100%).
O plano integra 595 atividades, alinhadas com os sete eixos estratégicos, incluindo Governação, Ensino e Formação, Investigação, Internacionalização, Pessoas, Comunidade e Cultura, Desporto e Bem-Estar. Entre as principais prioridades encontram-se:
- Definição das políticas estratégicas conducentes à nova estrutura e natureza da Instituição;
- Ampliação da oferta de cursos de doutoramento (duplicando a atual);
- Criação de quadros de Investigadores de carreira;
- Valorização da Comunidade Académica e incremento do corpo docente de carreira e do corpo não docente;
- Conclusão, renovação e expansão das infraestruturas em áreas estratégicas e captação de fundos comunitários;
- Promoção de inclusão, igualdade e sustentabilidade.
O Presidente do P.PORTO destaca a importância de continuar a inovar e a fortalecer parcerias entre a academia, a indústria e a sociedade, reafirmando o papel da Instituição como catalisador de progresso e desenvolvimento sustentável. O orçamento de 2025 continua a operacionalizar projetos financiados pelo PRR, refletindo a visão norteadora do Plano Estratégico 2022-2026. "Com 40 anos de história, o P.PORTO prossegue a sua missão empenhado em formar cidadãos e profissionais que criam impacto positivo. Este orçamento é mais um passo rumo a um futuro de excelência e progresso económico e social", afirmou.
Paulo Pereira deixa mais um desafio para o P.PORTO, o qual se iniciará em 2025: “Num sistema cada vez mais unitário, o P.PORTO projeta-se já hoje como uma Universidade. É este caminho que faremos, que rogamos para nós como legítimo e que seja legalmente consagrado.”
Plano Atividades e Orçamento Consolidado 25