A prevenção e diminuição das ocorrências de situações de assédio são um objetivo central do Politécnico do Porto, constituindo um desafio na sua missão de defesa de promoção da dignidade humana, da igualdade e da não discriminação. Estamos empenhados em promover uma cultura inclusiva que promova a igualdade e valorize a diversidade . Por isso, criámos a Comissão Interna de Prevenção e Combate ao Assédio, constituída por docentes, funcionários e estudantes.
Compete à Comissão elaborar um plano de ação específico, considerando as orientações gerais existentes e tendo por base uma avaliação global, que aprofunde os seguintes eixos gerais de ação:
a) Prevenção e sensibilização;
b) Comunicação e atuação primária;
c) Proteção e acompanhamento.
Assédio ou vitimização são considerados comportamentos inaceitáveis e não são tolerados de nenhuma forma. Espera-se que todos os membros da Comunidade P.PORTO se tratem uns aos outros de forma justa e com respeito, cortesia e consideração.
O documento Orientações Gerais | Prevenção de Assédio esclarece de que forma o Politécnico do Porto define e concretiza a prevenção de situações de assédio, designadamente através da criação de mecanismos facilitadores de comunicação e denúncia, bem como da proteção e acompanhamento das pessoas envolvidas.
A nossa equipa interna de apoio social pode ajudar a decidir sobre a melhor forma de lidar com o comportamento e esclarecerá as opções disponíveis, sem prejuízo do acionamento dos mecanismos internos com vista à alteração de comportamentos, esclarecimento cabal das situações, bem como o desencadeamento de todas as ações junto das entidades internas e, se necessário, externas.
Se pretende efetuar uma denúncia sobre assédio, utilize por favor o canal institucional do P.PORTO próprio para o efeito.