Decorreu no passado dia 16 de outubro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a entrega da primeira edição dos SNS Awards, prémios que pretendem distinguir os profissionais e equipas do Serviço Nacional de Saúde que contribuíram para o desenvolvimento do mesmo, ao longo dos últimos 12 meses.
O programa Porta Aberta à Saúde Mental (PASM), no qual colaboram os docentes da ATC de Terapia Ocupacional Sara de Sousa e João Viana, levou a melhor na categoria Colaboração Comunitária.
Este programa, criado no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João, foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP) da Escola Superior de Saúde (ESS), conta já com cerca de 2.000 alunos envolvidos numa intervenção original e inovadora ao nível da promoção da diminuição do estigma da doença mental.
Numa articulação com as autarquias da Maia e de Valongo, o PASM encontra-se implementado em 11 escolas EB2/3 e Secundárias, assim como 18 escolas EB1.
Com seis candidaturas finalistas em cada uma das 17 categorias dos SNS Awards, a decisão do vencedor esteve a cargo da votação de mais de 11 mil profissionais de saúde de todo o país.
Entre os nomeados, constava ainda Rita Veloso, docente na recém-criada Licenciatura em Saúde Digital da ESS, em parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), investigadora do LabRP e Executive Board Member do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, na categoria Liderança.
Vencedores SNS Awards 2o23