O projeto desde cedo chamou a atenção da Direcção-Geral da Educação (DGES), tendo inclusive sido premiado no Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Este configura-se então como um motor de criação de jogos educativos no estilo role-playing games (RPG) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo.
"Há anos que se fala em revolucionar os processos de aprendizagem porque atualmente são processos muito passivos para o aluno e muito pouco motivadores, processos sobretudo de memorização e de repetição", referiu Eduardo Nunes, criador e líder da Kendir Studios.
Imbuído por uma vontade de responder as desafios que a pandemia impôs ao ensino tradicional, o projeto materializou-se já em mais de uma dezena e jogos, seis dedicados à matemática e outros seis às ciências naturais. Todos eles já estão a ser comercializados, sendo que serão ainda disponibilizados um jogo de música e outro de artes, de forma gratuita.
Uma das grandes vantagens dos jogos da Kendir Studios prende-se com facto de, segundo Eduardo Nunes, terem "feedback instantâneo" e permitirem aos professores, "perceber de imediato se o aluno está com dificuldades nos cálculos ou não", para poder intervir e explicar novamente.
O projecto de investigação iniciado em 2021 prevê-se estar concluído em 2025. Para a criação da empresa contribuiu ainda o interesse da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), integrando como estagiários dois estudantes finalistas da Licenciatura de Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web, que desenvolveram um protótipo 3D de um jogo educativo.