Entrada > Notícias > Projetos do P.PORTO para a inovação e bem-estar em discussão em Coimbra
Publicado em: 30 Outubro 2024

Projetos do P.PORTO para a inovação e bem-estar em discussão em Coimbra

A Universidade de Coimbra recebeu, no final da semana passada, em evento organizado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, líderes e representantes institucionais na procura de promover uma reflexão alargada sobre a interseção entre inovação pedagógica, saúde mental e sucesso no ensino superior, com base nos projetos do Programa de Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior

Decorreu, nos dias 24 e 25 de outubro, na Universidade de Coimbra, o evento Inovação e Bem–Estar para o Sucesso: Inovação Pedagógica, Saúde Mental e Sucesso no Ensino Superior, promovido pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Do programa fizeram parte o Ministro  da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o Diretor Geral e a Sub Diretora Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato e Ângela Noiva.

Da agenda destacou-se a apresentação de três programas, dois financiados pelo PRR e um pelo Orçamento de Estado, direcionados para a saúde mental, abandono académico e inovação. Além de promover um espaço privilegiado para debate de ideias sobre a estrutura das revoluções pedagógicas no ensino superior, o evento contou também com sessões paralelas, nomeadamente para a apresentação de alguns projetos no âmbito dos Centros de Excelência, da Saúde Mental e da Promoção e Sucesso.

Tempo ainda para a apresentação do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica (CNIPES). Este conselho terá por missão promover a inovação e a formação pedagógicas como dimensões essenciais do espaço de educação superior, de forma a melhorar a qualidade do ensino e de contribuir para o sucesso e o bem-estar das comunidades académicas portuguesas.

Entre os projetos apresentados, destacamos o INOV-Norte - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, consórcio que o Politécnico do Porto integra desde a primeira hora. O seu objetivo é descentralizar as iniciativas de inovação e modernização pedagógica do ensino superior em Portugal. Por essa razão, o Vice-Presidente do Politécnico do Porto e membro do Conselho Diretivo do INOV-NORTE, António Marques, também marcou presença em Coimbra. O INOV-NORTE resulta da iniciativa de um consórcio com a participação de várias IES da região: o Politécnico do Porto, a Universidade do Porto (que lidera o projeto), a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Enfermagem do Porto. As seis instituições participantes mobilizam uma comunidade académica com mais de 91 mil estudantes.

O programa Sucesso+ P.PORTO também esteve em destaque numa das mesas redondas dinamizadas. Com financiamento a rondar os 800 mil euros, este programa tem como objetivo reduzir em 10% a taxa de abandono dos estudantes inscritos no primeiro ano (primeira vez) em ciclos de estudos de formação inicial.

Combined Shape

Navigation