Entrada > Notícias > Três doutoramentos acreditados no P.PORTO
Publicado em: 01 Agosto 2024

Três doutoramentos acreditados no P.PORTO

O Politécnico do Porto dispõe já de três doutoramentos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Estes cursos de 3.º ciclo de estudos, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), submetidos a acreditação em novembro de 2023 - primeira oportunidade de que os Politécnicos dispuseram na sequência da publicação da Lei de Valorização do Ensino Politécnico – são ilustrativos da qualidade e da excelência do Ensino e da Investigação do P.PORTO

O ano de 2023 constitui, certamente, um marco histórico para o Ensino Politécnico, nomeadamente pela possibilidade que as Instituições deste subsistema passaram a ter de dispor de oferta formativa de 3.º ciclo – Doutoramentos.

Esta possibilidade ocorre na sequência da aprovação da Lei n.º 16/2023, de 10 de abril, que estabelece não só a possibilidade de concessão do grau de doutor no subsistema de ensino superior politécnico, como também introduz a categoria de universidades politécnicas e prevê regras sobre a designação destas instituições de ensino superior.

Neste contexto, concretizando um dos seus objetivos de desenvolvimento estratégico, no quadro do Plano Estratégico 2022-2026, o ISEP-P.PORTO dispõe já de três cursos de 3.º ciclo de estudos acreditados pela A3ES, pelo período máximo de 6 anos sem condições, especificamente os Doutoramentos em:

- Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, que visa fornecer uma formação científica avançada no que respeita aos fundamentos da Inteligência Artificial (IA) e capacitar os doutorandos para a conceção e desenvolvimento de sistemas inteligentes que permitam resolver problemas complexos em empresas e outras organizações, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, de forma ética e socialmente responsável e comprometida;

- Engenharia Eletrotécnica e Sistemas Computacionais, que constitui uma resposta atualizada a desafios científicos relevantes para o tecido empresarial regional, nacional e internacional, em subáreas universalmente associadas à engenharia eletrotécnica, tais como as telecomunicações, a eletrónica, a robótica e a energia, em contextos de elevada conectividade, ubiquidade e autonomia. Tais ambientes levam à introdução de novos paradigmas de resolução de problemas, maioritariamente centrados em técnicas computacionais avançadas;

- Química Analítica e Engenharia para a Sustentabilidade Ambiental, que tem como principais objetivos formar profissionais com competências no domínio da Química Analítica e Engenharia para a Sustentabilidade Ambiental, que contribuam com soluções sustentáveis e baseadas num modelo de economia circular, para mitigar as atuais dificuldades ambientais.

O Politécnico do Porto e as suas Escolas continuarão, assim, a responder, de forma sustentável e responsável, aos desafios da Sociedade, contribuindo para o aumento da qualificação dos cidadãos, o reforço da capacidade de produção e disseminação de conhecimento, a inovação e as transformações tecnológicas.