No dia 18 de Julho decorreu na Startup Porto a “Sessão Regional de Apresentação de Projetos”, no âmbito da 20.ª edição do Poliempreende.
Esta sessão, aberta ao público, contou com a presença do Vice-Presidente responsável pela área da Inovação e Empreendedorismo, António Marques, para além do Diretor do PORTIC, Nuno Gama, os elementos das equipas, mentores e docentes que colaboram com a Startup Porto na promoção e dinamização deste projeto.
O júri foi composto por Rafael Pedrosa, com a participação de Helena Costa (responsável pela área de Ciência e Inovação da ANI – Agência Nacional de Inovação), Helena Maio (Diretora de Novos Negócios na Portugal Ventures), Diogo Gomes de Araújo (Diretor de Capacitação do Sistema Nacional de Inovação) e Sandra Alvim (Diretora de Empreendedorismo e Inovação no IAPMEI).
Dos 5 projetos a concurso: Audissey, Braining, Chang’e By LA, H2U e Sportiva Tech, Braining - uma plataforma AI que ajuda a prevenir lesões cerebrais e abrandar a progressão neurodegenerativa - foi o vencedor que vai representar o Politécnico do Porto, na Semana do Empreendedorismo, que este ano decorre na Madeira de 2 a 5 de Setembro. Durante esta semana, que contará com a presença das equipas vencedoras de todos os parceiros da Rede Poliempreende, decorrerão um conjunto de atividades culturais, de formação, visitas de estudos e as Apresentações dos Projetos ao Júri Nacional.
O Poliempreende é a maior rede no panorama do empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico, sendo que promove a cultura empreendedora, desenvolve a criatividade e as ideias inovadoras, valorizando o conhecimento gerado junto de todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócios. A Startup Porto é uma unidade de apoio ao empreendedorismo e inovação do Politécnico do Porto, alocada no Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC) que visa fomentar o surgimento e desenvolvimento de uma nova geração de empresas, promovendo programas de incubação, de apoio ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia e conhecimento. Como base de recrutamento, a Startup Porto tem dois focos: um interno, muito centrado na Comunidade do P.PORTO; e outro externo, com o intuito de impulsionar ideias de negócio focados no potencial da região Norte.