Nos passados dias 24 e 25 de outubro decorreu, na Universidade de Coimbra, uma conferência com vários oradores especialistas nacionais e internacionais nas áreas da inovação pedagógica, saúde mental e sucesso académico. O evento teve a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, e da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
O MECI pretendeu incentivar as universidades e politécnicos a explorarem a ligação entre três grandes programas em curso: a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica, o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior e o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. A coordenação destes três programas, que envolvem um investimento PPR (Impulso Mais Digital) e do Orçamento de Estado de 52 milhões de euros, visa assegurar que estes programas têm um impacto significativo no bem-estar dos estudantes, incentivando sinergias entre os vários projetos.
O P.PORTO foi convidado a apresentar na sessão paralela “IP e Promoção do Sucesso” o seu projeto SUPER - Sucesso +, apresentação que esteve a cargo de Paulo Ferraz, Administrador do P.PORTO, tendo-se seguido a apresentação dos projetos da Universidade de Aveiro, por Sandra Soares, e da Universidade Lusófona, por Elisabete Pinto da Costa, contando ainda com a presença de Mariana Barbosa (AEISCTE), Presidente da Federação Académica de Lisboa, com a moderação de Cristina Nascimento da Rádio Renascença.
Paulo Ferraz enalteceu os objetivos para o projeto SUPER - Sucesso +, como aumentar a taxa de renovação de inscrições em 10% nas licenciaturas e aumentar em cinco ECTS realizados com sucesso nos estudantes do primeiro ano, bem como a metodologia de suporte ao projeto — uma metodologia IN (INformação, INtegração; INtervenção), cujo centro de atuação é o Estudante, mas que tem uma forte ligação entre restantes os interlocutores, como sejam Órgãos de Gestão, Provedores, Docentes e Técnicos, Associações de Estudantes, Parceiros, Empregadores e Famílias.
Pretendeu-se também com este encontro estimular uma mudança de paradigma no Ensino Superior, em que o bem-estar e o sucesso dos estudantes está no centro da experiência académica.
A conferência teve como oradores vários especialistas nacionais e internacionais nas áreas em questão, bem como estudantes do ensino superior. Contou ainda com a participação dos vários consórcios e das Instituições de Ensino Superior que estão a desenvolver projetos no âmbito destes programas, com vários momentos de networking, numa espécie de speed dating académico.