Entrada > Notícias > Tese no ISEP contribui para soluções de mobilidade
Publicado em: 21 Maio 2024

Tese no ISEP contribui para soluções de mobilidade

“Smart City Mobility Solution: A Real-time Passenger Information System”, tese desenvolvida pelo estudante Rodrigo Rodrigues, do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP, em parceria com a Porto Digital, está nesta altura à vista de toda a população da cidade do Porto

Fotografia por Guilherme Costa Oliveira (CMP)

Atualmente implementado em seis paragens de autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), este inovador sistema de informação ao público, baseado em ecrãs e-paper que fornecem informação em tempo real, está alinhado com os principais eixos orientadores europeus de acesso e disponibilização de dados abertos e de utilização de soluções de baixo consumo energético. O projeto piloto prevê, portanto, a integração com os princípios da transição digital verde e sustentável, ao mesmo tempo que beneficia a qualidade de vida dos utilizadores de transportes públicos.

O município do Porto definiu um período de testes da solução, tendo realizado ações de rua com inquéritos presenciais e online, aos quais respondeu um total de 422 inquiridos, com importantes resultados que validam um elevado nível de satisfação e sensação de utilidade relativamente a este sistema. Por conseguinte, cerca de 89% dos inquiridos consideram que esta é uma forma melhorada de consulta de horários, face ao que já existe, sendo o principal motivo a facilidade de acesso aos mesmos em tempo real, sem necessidade de aceder à internet ou de utilizar fontes não oficiais e de baixa fiabilidade.

Atendendo aos objetivos de acessibilidade, o sistema desenvolvido procurou também dar resposta aos utilizadores com deficiência visual. Neste sentido, a Porto Digital deu continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da tese de Rodrigo Rodrigues, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), incorporando-o nos seus quadros. Assim, o agora ex-estudante contribuiu para a inclusão de um dispositivo adicional de audiodescrição do horário e destino do autocarro seguinte a passar na paragem onde está instalado. A validação deste novo módulo foi entretanto efetuada por um grupo de associados e elementos da delegação do Porto da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), que se voluntarizou para testar a eficiência da solução.

O projeto-piloto enquadra-se no desenvolvimento de novas funcionalidades do serviço Explore.Porto, no âmbito da candidatura ao PRR Acelerar & Transformar o Turismo, cujo objetivo é melhorar a experiência de munícipes e visitantes na cidade do Porto. A orientação do trabalho foi garantida por uma equipa partilhada que incluiu Paulo Calçada e Gonçalo Fonseca, da Porto Digital, e Paula Viana e Luís Lima, do Politécnico do Porto.