Entrada > Notícias > Uma semana especial de receção aos novos estudantes
Publicado em: 18 Julho 2019

Uma semana especial de receção aos novos estudantes

“P.PORTO Desde o 1.º Dia” é uma iniciativa pioneira da Presidência do Politécnico do Porto com o objetivo de integrar os estudantes de uma forma inovadora e especial

Durante os dias 17 a 21 de setembro, cerca de 300 estudantes distribuídos por 49 grupos multidisciplinares foram desafiados a conhecer o Politécnico do Porto de uma forma inovadora. O projeto P.PORTO Desde o 1.º Dia consiste num programa intenso de atividades de integração, apoiado por uma rede multidisciplinar composta por voluntários da comunidade do P.PORTO, desde estudantes, alumni, docentes e equipa de gestão.

O Presidente do Politécnico do Porto, João Rocha, deu as boas-vindas aos novos estudantes que aceitaram este desafio, assumindo as dificuldades de uma realidade em permanente mutação. "Vivemos um período dinâmico, em que tudo muda rapidamente, os conteúdos e a informação desatualizam-se, e é necessário saber acompanhar a velocidade destes novos tempos."

Estava dado o mote para uma semana intensa, em que predominou o trabalho em equipa, ideias transversais e muita criatividade.

“Uma das componentes do projeto P.PORTO Desde o 1.º Dia”, declara Paulo Santos, Pró-Presidente do Politécnico do Porto e mentor deste projeto, “passa pela vontade de dar uma resposta de integração aos novos estudantes, que seja estimulante e que simultaneamente se reflita no seu futuro”. O Pró-Presidente frisa como uma das preocupações da nova gestão é o combate ao problema do abandono escolar, que assume proporções gigantescas no primeiro ano do ensino superior. "É nossa convicção que qualquer pessoa que adquira competências transversais será melhor estudante e, futuramente, um melhor profissional."

Desafiados a desenvolver um projeto subordinado ao tema A Cidade Jovem, as propostas vencedoras foram apresentadas, em sessão pública, no Pólo Zero, na presença dos presidentes das escolas, parceiros e empresas. Predominaram ideias originais e inovadoras orientadas para as novas tecnologias, sustentabilidade, ecologia e cultura. PekkinGO, um serviço online que dá a oportunidade de encontrar locais físicos de partilha de conhecimento, foi a proposta vencedora.

"A nossa cidade jovem está necessariamente orientada para as novas tecnologias, como meio de assistência, meio de entretenimento, como meio de nos ligarmos a todos nós", explica Nuno Machado, estudante de Multimédia da ESMAD e um dos idealizadores do PekkinGO. "A aplicação é inspirada em projetos já vencedores como o Pokemon Go e destina-se a juntar pessoas com os mesmo interesses, facilitando a troca de informação e conhecimento." Os quatro estudantes do grupo vencedor  avaliaram esta semana como uma experiência fundamental de receção e integração, sobretudo pela possibilidade de "interagir com outros cursos e com perspetivas diferentes sobre um mesmo assunto".

A primeira edição do P.PORTO Desde o 1.º Dia terminou em festa e com a certeza de que não vai ficar por aqui. O melhor ainda está por vir.

vídeo DIA 1

Vídeo Dia 2