O P.PORTO, assumindo uma ação ambiental ativa, candidatou-se ao ECO.mob - Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020, tendo acontecido já a entrega das cinco viaturas elétricas Nissan Leaf Zero Emission. Este é um contrato de aluguer operacional de veículos (AOV), com duração de 48 meses, sem custos de aluguer para o P.PORTO. O Fundo Ambiental garante o apoio necessário para a instalação dos pontos de carregamento indispensáveis.
A aquisição destes veículos vem em consonância com as políticas que o governo tem promovido em termos de mobilidade urbana, contribuindo-se assim para a redução da emissão de gases com efeito de estufa, redução da poluição do ar e sonora e promovendo dinâmicas de desenvolvimento sustentável, começando-se a dar os primeiros passos sobre o que queremos que seja a mobilidade urbana nas cidades do futuro.
As novas viaturas serão entregues à Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Escola Superior de Media Artes e Design (ambas Campus 2 - Póvoa de Varzim e Vila do Conde); e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Campus 3, Felgueiras) — escolas que detinham viaturas para abate e com mais anos de antiguidade, cumprindo assim os critérios obrigatório e valorativos para o sucesso da candidatura aprovada e das viaturas adjudicadas.
A escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, de resto, foi a primeira a receber um destes veículos elétricos quando, no dia 8 de junho, o Presidente do P.PORTO, João Rocha, entregou as chaves a Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG.
Os restantes veículos ficarão nos Serviços Comuns do Politécnico do Porto.