Acrónimo
Math-Digger
Título do Projeto
MATHematics Digital Escape Rooms
Código do projeto
2021-1-PT01-KA220-HED-000032234
Objetivo Principal
Contribuir para o melhoramento do ensino da Matemática e desenvolvimento de procedimentos que tornam a aprendizagem mais eficiente e inclusiva.
Entidade financiadora/Programa de financiamento
ERASMUS+
Entidade beneficiária
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Líder do Projeto
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Parceiros/Partners
-
-
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Universitat Linz, Austria
MISTEMS Innovation and Services Ltd, Hungary
Hacettepe Universitesi, Türkiye
Elliniko Mesogeiako Panepistimio, Greece
-
Equipa do INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO
Prof. Carla Pinto
Financiamento total elegível
275 488,00€
Financiamento IPP
54 628,00 €
Data de início
1 de fevereiro de 2022
Data da conclusão
31 de janeiro de 2025
Resumo/Summary
O projeto MATH-DIGGER – plataforma de Salas de Fuga Digitais de Matemática – possibilita a todos os parceiros incrementar a qualidade e relevância das suas atividades, desenvolver e fortalecer as suas redes de colaboração, ampliar a sua capacidade de operar em conjunto a nível transnacional, impulsionando, deste modo, a internacionalização das suas ações por via da troca ou elaboração de novas práticas e métodos, bem como do partilhar e confrontar de ideias. O cumprimento destes objetivos é viabilizado pelo desenvolvimento do MATH-DIGGER, concebido como uma ferramenta gratuita destinada a maximizar o prazer, o envolvimento e a motivação dos alunos no seu processo de aprendizagem. Os parceiros comprometem-se a propor e partilhar exercícios e problemas instigantes, predominantemente ancorados em questões do mundo real, que serão resolvidos pelos alunos num ambiente de realidade virtual alojado no MaxWhere. Este ambiente virtual aprimora a experiência digital ao estimular a perceção tridimensional do cérebro de forma singular. Pretendemos progredir rapidamente em direção à ‘aprendizagem baseada em jogos’. A nova geração de estudantes, conhecida como Gen-Zers, nasceu no mundo digital e está familiarizada com a internet, dispositivos móveis e interfaces sociais desde a juventude.
Demonstra conforto na integração de informações provenientes de diversas fontes e na transição ágil entre ambientes online e offline. Almeja desafios, deseja estar atualizada e tirar partido da sua competência digital para adquirir novos conhecimentos e fazê-lo em ambientes inovadores. As instituições de Ensino Superior (HEIs) assumem a vanguarda na promoção e implementação de mudanças, detendo o conhecimento humano e cientifico necessário para as efetivar. Face às mudanças constantes e significativas no mercado, as competências técnicas lecionadas atualmente nas HEIs deixarão de ser pertinentes amanhã, com a diferença temporal entre o ‘hoje’ e o ‘amanhã’ a tornar-se cada vez mais estreita a cada dia que passa.