O Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGaQP.PORTO) abrange todo o universo P.PORTO e articula-se com os Sistemas da Qualidade das diferentes Unidades Orgânicas e Serviços, cobrindo todas as dimensões da missão institucional e incluindo, de forma sistemática, todas as atividades de ensino desenvolvidas pelo P.PORTO.
Este sistema tem por objetivo consolidar a cultura da qualidade da Instituição, segundo padrões nacionais e internacionais para a garantia da qualidade, definindo os processos, procedimentos e mecanismos necessários para implementar a Política da Qualidade e apoiar o desenvolvimento do Plano Estratégico.
Constituem-se como documentos estruturantes do SIGaQP.PORTO:
O Manual da Qualidade, construído com a participação de todas as Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação, Serviços da Acção Social e Serviços da Presidência P.PORTO, assume-se como um instrumento de gestão transversal, reconhecido por todas estas unidades, núcleos primordiais do sucesso da Instituição. Neste estabelecem-se as responsabilidades de todos os órgãos, nos diferentes níveis de gestão, para os processos de garantia da qualidade; definem-se os processos de melhoria contínua, incluindo monitorização, análise/diagnóstico e consequente intervenção; estabelecem-se as formas de participação dos parceiros – estudantes, pessoal docente e não docente, investigadores e entidades externas; definem-se os mecanismos para a melhoria contínua do próprio sistema e forma de monitorização e revisão da política da qualidade.
O Plano Estratégico é o documento que reflete o reposicionamento estratégico da instituição, necessariamente focado na aprendizagem organizacional.