O Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), num compromisso constante com a qualidade, criou um sistema integrado de gestão da qualidade (SIGQ) capaz de promover a melhoria contínua e o desempenho ao nível transversal da Instituição, estabelecendo:
1. Uma política para a garantia da qualidade, designada por Política de Gestão, numa visão integrada de um sistema de gestão e compromisso global assumido pelos Órgãos, Comunidade Interna e Externa;
2. Um posicionamento e estratégia de desenvolvimento focados nas pessoas, a nível interno e externo, e nos territórios, nomeadamente através da concretização programática assente nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU;
3. Um modelo de gestão baseado em processos que contemplam as entradas, saídas, principais atividades, recursos, medição e melhoria contínua, na certeza de um funcionamento harmonioso e virtuoso do ciclo integral de gestão integrado numa rede global de agentes e parceiros.
O desenvolvimento dos três pilares-base enunciados – Posicionamento e Estratégia; Política de Gestão; Modelo de Gestão – é concretizado num Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, descrito e apresentado no presente Manual da Qualidade, documento estruturante da gestão do P.PORTO.
Política de Gestão
Manual de Qualidade do P.PORTO
Mapa de Processos
Na concretização do SIGQ|P.PORTO, o sistema dispõe de:
- documentos estratégicos com objetivos programáticos claramente definidos;
- uma estrutura organizativa orientada por macroprocessos – estratégicos, nucleares e de suporte – que interagem entre si, abrangendo, de forma sistemática, todas as atividades relevantes da instituição;
- estruturas e níveis de responsabilidade de coordenação, articulação, operacionalização e suporte;
- instrumentos e mecanismos de auscultação das partes interessadas e de monitorização das práticas nos vários eixos de atuação;
- indicadores de desempenho dos seus processos, promovendo a sua monitorização e reflexão, importantes na melhoria contínua da Instituição;
- um sistema de informação de suporte às atividades;
- mecanismos de comunicação, informação e interação com a comunidade.