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SIGQ|P.PORTO

Sistema Integrado da Garantia da Qualidade

O Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), num compromisso constante com a qualidade, criou um sistema integrado de gestão da qualidade (SIGQ) capaz de promover a melhoria contínua e o desempenho ao nível transversal da Instituição, estabelecendo: 

1. Uma política para a garantia da qualidade, designada por Política de Gestão, numa visão integrada de um sistema de gestão e compromisso global assumido pelos Órgãos, Comunidade Interna e Externa;

2. Um posicionamento e estratégia de desenvolvimento focados nas pessoas, a nível interno e externo, e nos territórios, nomeadamente através da concretização programática assente nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU;

3. Um modelo de gestão baseado em processos que contemplam as entradas, saídas, principais atividades, recursos, medição e melhoria contínua, na certeza de um funcionamento harmonioso e virtuoso do ciclo integral de gestão integrado numa rede global de agentes e parceiros.

O desenvolvimento dos três pilares-base enunciados – Posicionamento e Estratégia; Política de Gestão; Modelo de Gestão – é concretizado num Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, descrito e apresentado no presente Manual da Qualidade, documento estruturante da gestão do P.PORTO.

Política de Gestão
Manual de Qualidade do P.PORTO
Mapa de Processos

Na concretização do SIGQ|P.PORTO, o sistema dispõe de:

  1. documentos estratégicos com objetivos programáticos claramente definidos;
  2. uma estrutura organizativa orientada por macroprocessos – estratégicos, nucleares e de suporte – que interagem entre si, abrangendo, de forma sistemática, todas as atividades relevantes da instituição;
  3. estruturas e níveis de responsabilidade de coordenação, articulação, operacionalização e suporte;
  4. instrumentos e mecanismos de auscultação das partes interessadas e de monitorização das práticas nos vários eixos de atuação;
  5. indicadores de desempenho dos seus processos, promovendo a sua monitorização e reflexão, importantes na melhoria contínua da Instituição;
  6. um sistema de informação de suporte às atividades;
  7. mecanismos de comunicação, informação e interação com a comunidade.
Combined Shape

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