O modelo de governação do Politécnico do Porto funda-se, no cumprimento dos seus Estatutos, numa gestão neuronal e na promoção da cooperação mútua entre os diversos atores, assente e centrada nas pessoas, e com uma ampla sensibilidade para a responsabilidade social. Esta governação deve estar ao serviço da concretização dos objetivos estratégicos traçados para a Instituição. A dimensão do Politécnico do Porto, bem como a sua diversidade de intervenção (conhecimento, investigação, valorização do território e da comunidade), impõem uma estrutura de suporte ao modelo geral de governação que permita uma célere e eficaz gestão dos seus recursos e projetar-se na liderança dos mais recentes desafios.
Esta visão assenta em quatro princípios estruturantes:
1. Integração, partilha, especialização e capacitação;
2. Controlo, monitorização e accountability;
3. Proximidade e abertura;
4. Modernização, simplificação e otimização.
O modelo geral de funcionamento é determinado pela implementação de um sistema integrado de gestão, em detrimento de sistemas isolados e não comunicantes, pelo que absorve em si três grandes linhas de relação e funcionamento: gestão estratégica, gestão operativa e gestão de suporte.
Assim, organicamente apresentamos a seguinte estrutura:
1. Serviços, que desenvolvem a sua missão centrada, por um lado, no apoio à estrutura de governo do Politécnico do Porto — Serviços de Apoio — e, por outro, no apoio partilhado e especializado a todo o grupo público P.PORTO — Unidade de Serviços e Recursos Comuns;
2. Unidade de Serviços Especializados, que desenvolve a sua ação numa ótica de relação estreita com o exterior, através da transferência de conhecimento e tecnologia, num regime de valorização, e através da concretização do conhecimento científico como um dos expoentes da cultura;
3. Serviços de Acção Social, que desenvolvem a sua missão com especial foco nas áreas nucleares de ação, bem como exercem as suas competências e regime de autonomia nos termos dos Estatutos do Politécnico do Porto.
A macroestrutura Serviços de Apoio integra:
1. Gabinete do Secretariado da Presidência sec-p@sc.ipp.pt
2. Gabinete de Assessoria à Gestão
3. Gabinete de Auditoria e Controlo Interno
4. Gabinete de Assessoria Jurídica assessoriajuridica@sc.ipp.pt
5. Núcleo de Expediente e Arquivo sae@sc.ipp.pt
A macroestrutura Unidade de Serviços e Recursos Comuns integra:
1. Serviços Financeiros e Patrimoniais
a. Gabinete de Orçamento e Gestão de Projetos gcop@sc.ipp.pt
b. Gabinete de Gestão Financeira e Tesouraria tes@sc.ipp.pt
c. Gabinete de Aprovisionamento e Compras sap@sc.ipp.pt
2. Serviços de Recursos Humanos drh@sc.ipp.pt
a. Gabinete de Recrutamento e Gestão de Carreiras
b. Gabinete de Remunerações
3. Serviço de Gestão de Infraestruturas e Edificado
a. Gabinete de Estudos, Projetos e Empreitadas gope@sc.ipp.pt
b. Gabinete de Conservação e Manutenção manutencao@sc.ipp.pt
c. Gabinete de Frota Automóvel gfa@sc.ipp.pt
4. Serviço de Tecnologias da Informação e Comunicação
a. Gabinete de Sistemas Informáticos gsis-helpdesk@sc.ipp.pt
b. Gabinete de Infraestruturas Computacionais e de Comunicação gicc-helpdesk@sc.ipp.pt
c. Gabinete de Apoio e Suporte ao Utilizador gasu-helpdesk@sc.ipp.pt
5. Serviços de Gestão e Valorização do Percurso Académico
a. Gabinete de Gestão Académica candidaturas@ipp.pt
b. Gabinete de Sucesso Académico e Empregabilidade gsae@sc.ipp.pt
c. Gabinete Alumni gabinetealumni@sc.ipp.pt
6. Serviço de Qualidade, Planeamento, Ambiente, Segurança e Saúde
a. Gabinete de Qualidade e Acreditação ggq@sc.ipp.pt
b. Gabinete de Estudos e Planeamento
c. Gabinete de Ambiente, Sustentabilidade, Segurança e Saúde
7. Serviço de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
a. Gabinete de Comunicação e Imagem gcdi@sc.ipp.pt
b. Gabinete de Protocolo e Organização de Eventos protocolo@ipp.pt
8. Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais gcri@sc.ipp.pt
9. Gabinete de Gestão de Projetos projetos@sc.ipp.pt
10. Espaço Estudante estudante@ipp.pt
A macroestrutura Unidade de Serviços Especializados integra:
1. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento
a. Serviço de Apoio à Gestão
b. Serviço de Promoção de Investigação (P.PORTO Investigação) investigacao@sc.ipp.pt
c. Serviço de Promoção da Inovação (P.PORTO Inovação): Start Up Porto. Porto Design Factory, Porto Business Innovation portic@portic.ipp.pt
2. Centro de Inovação Pedagógica cip@sc.ipp.pt
a. Gabinete de Ensino a Distância
b. Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico
c. Laboratório de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
3. Centro Desportivo cde_geral@sc.ipp.pt
4. Centro de Cultura centrodecultura@ipp.pt
A macroestrutura Serviços de Acção Social integra:
1. Núcleo de Apoios Diretos bolsas@sas.ipp.pt
2. Núcleo de Alojamento alojamento@sas.ipp.pt
3. Núcleo de Alimentação e Nutrição alimentacao@sas.ipp.pt
4. Núcleo de Outras Respostas Sociais info@sas.ipp.pt
A missão e as competências de cada um destes gabinetes, integrados nos respetivos serviços, estão elencadas com todo o detalhe no Regulamento Orgânico dos Serviços da Presidência e da Ação Social (2022). Integram ainda os Serviços da Presidência os Serviços Partilhados do Campus 2, cujo modelo de gestão é regulamentado por despacho autónomo.
O Presidente do Politécnico do Porto pode criar grupos de trabalho ou de projeto, tendo em vista a concretização de atividades não permanentes, de caráter temporário, ou com especificidades especiais, designadamente de natureza interdisciplinar. Na criação destas estruturas é definida a missão, âmbito, objetivos, duração e período de funcionamento, composição da equipa e respetivo coordenador (que pode, ou não, ser remunerado).
Adota-se, assim, um modelo de gestão orgânica em rede, estimulando ajustamentos, promovendo a cooperação entre os diversos agentes, centrada na qualidade dos serviços e da resposta pública, focada na concretização de um planeamento estratégico com uma visão continuamente renovada sobre o futuro.