Presidente
Paulo Pereira
Secretariado da Presidência
sec-p@sc.ipp.pt
O Presidente do Politécnico do Porto é eleito pelo Conselho Geral, de acordo com o regulamento a elaborar por este, sendo empossado pelo Presidente do Conselho Geral em ato público. Podem ser eleitos professores e investigadores do Politécnico do Porto ou de outras instituições de ensino superior ou de investigação, nacionais ou estrangeiras; ou individualidades de reconhecido mérito e experiência profissional relevante. O mandato tem a duração de quatro anos, podendo o Presidente ser reeleito uma única vez. As competências do Presidente estão definidas no Artigo 27.º dos Estatutos do Politécnico do Porto.
O Presidente é coadjuvado por Vice-Presidentes, num máximo de quatro; por Pró-Presidentes; e pelo Administrador.
Vice-Presidentes
António Marques
Cristina Matos
Fernando Magalhães
Manuela Vieira
Pró-Presidentes
Carlos Ramos
Celda Morgado
Joana Sampaio
Nuno Bettencourt
Raquel Pereira
O P.PORTO dispõe de um Administrador, com competências na área da gestão. É sua competência coordenar os serviços da entidade, gerir os recursos humanos, fora do âmbito das Unidades Orgânicas e controlar a execução das Escolas que não gozem de autonomia financeira.
Administrador
Paulo Ferraz
Compete ao Administrador, sob direção do Presidente do Politécnico do Porto: organizar e coordenadar os serviços do Politécnico do Porto; gerir os recursos humanos, físicos e financeiros, fora do âmbito das Unidades Orgânicas; controlar a execução financeira das Unidades Orgânicas que não gozem de autonomia financeira. A duração máximo do exercício de funções como Administrador do Politécnico do Porto é de dez anos.