Atualmente é Diretora de Departamento de Arte da Imagem da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e defende o projeto ESMAD como o encontro permanente com a novidade, criatividade, experiências e partilha de ideias. Na escola - afirma - "escrevemos o futuro".
QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação ao Politécnico do Porto, já tem alguma história...em 2004, com uma percentagem muito diminuta. Comecei por acompanhar os projetos audiovisuais e cinematográficos no âmbito da produção. A vontade de trocar ideias era imensa, bem como o desejo de participar de forma ativa nos projetos dos alunos.
COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
A adaptação foi gradual, já que vinha do meio profissional. Tudo era novo, as metodologias de trabalho, os ritmos, a gestão do tempo e os recursos. Contudo, na minha perspetiva, a experiência profissional revelou-se uma mais valia nos projetos realizados com os estudantes.
O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Anualmente deparo-me com projetos cinematográficos e fotográficos que me desafiam para novas formas de pensar e intervir (estéticas diferentes, problemas e histórias que necessitamos de contar). Logo tenho um trabalho cuja rotina é inexistente.
O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A escola contém um conjunto de cursos ligados às artes. Essa heterogeneidade, permite estabelecer ligações entre as várias linguagens e criar produtos artísticos singulares, o que é importante.
O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Os alunos são mais informados a nível tecnológico, no entanto arriscam menos no âmbito conceptual, dada a contaminação “visual” da sua vivência quotidiana e do modo como se relacionam atualmente.
CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Quando preparava um programa de televisão com os alunos, o apresentador contactado para o efeito sem casting prévio, relevou que era gago. No meio do pânico, os alunos pediram-me para ser apresentadora. Diverti-me muito nessa personagem, e realizamos o projeto. O produto final correu bem, quanto a minha performance ...tenho algumas reservas.
UMA IDEIA PARA O FUTURO
Criar, Imaginar, Arriscar e Ousar SEMPRE.
—
A rubrica Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos. Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos