Voluntariado

O programa de voluntariado do P.PORTO pretende promover uma cultura de solidariedade e cooperação entre estudantes, professores e funcionários/as da Instituição. Ao participarem em atividades de voluntariado organizadas, os membros da comunidade P.PORTO têm a possibilidade de cooperar de uma forma que transcende as fronteiras disciplinares e hierárquicas, envolvendo-se em dinâmicas interdisciplinares e intergeracionais muito enriquecedoras e geradoras de soluções mais criativas e inovadoras para problemas que impactam a nossa comunidade, região e país.

O programa de voluntariado possibilita aos/às estudantes do P.PORTO, dos diferentes graus de ensino e áreas de educação e formação, a aplicação de conhecimento adquirido e o envolvimento pragmático, empático e responsável na resolução de necessidades da vida quotidiana de pessoas e organizações, adquirindo por essa via uma um conjunto de competências transversais e uma compreensão mais profunda dos desafios sociais com que estamos hoje confrontados na nossa sociedade, potenciando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional mais holístico e humanista.

Com o programa de voluntariado do P.PORTO beneficiam assim os/as estudantes, os/as nossos/as professores/as e funcionários/as, as comunidades com as quais nos envolvemos, mas também a própria Instituição, que por esta via cumpre a sua missão e vê também fortalecida a sua coesão, notoriedade e impacto social, contribuindo para a (re)construção de uma sociedade portuguesa cada vez mais equitativa e inclusiva.



De acordo com a Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, o voluntariado é o "conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada”.
Estas ações podem ser enquadradas em projetos, programas ou outras formas de intervenção que apoiem “os indivíduos, as famílias ou a comunidade, desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.
Já para as Nações Unidas, o/a voluntário/a é aquele/a que, independentemente da sua idade, “devido ao seu interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividade, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”.

Razões para ser Voluntário/a

Ser voluntário/a é oferecer de forma empática e desinteressada o seu tempo, competências e dedicação em prol da melhoria da qualidade de vida de todos/as.

O voluntariado nas instituições constitui-se frequentemente como uma experiência transformadora de cidadania desinteressada em resposta a necessidades sociais e causas específicas.

#1 Ajudar o próximo

De acordo com a publicação britânica BMC Public Health, ajudar o próximo tem um impacto positivo na esperança média de vida. A publicação, que analisou mais de 40 estudos científicos, destaca ainda o papel desempenhado em dimensões mentais ou emocionais como a satisfação pessoal e o combate à solidão.

#2 Criar um impacto positivo

Ao longo dos últimos anos, a importância do trabalho voluntário tem vindo a ser reforçada. De acordo com autores como Ronaldo Pilati e Maria Hees, essa maior preponderância deve-se ao facto do voluntariado conseguir dar suporte a uma falta de capacidade da sociedade contemporânea em garantir o bem-estar dos indivíduos.

#3 Ganhar perspectiva

Uma das palavras-chave associadas ao voluntariado é “autoconhecimento”. Isto porque, ao conheceres novas realidades, perspetivas do mundo e os diferentes tipos de problemas que são enfrentados, poderás ter uma noção mais abrangente do teu lugar no mundo, podendo enfrentar o que te rodeia com outra perspetiva. Este pode ser um crescimento especialmente importante, num momento em que frequentas o Ensino Superior.

#4 Dominar novas competências

Capacidade de trabalho em equipa, de liderança e de comunicação são algumas das características cujo desenvolvimento está mais associado à prática do voluntariado, bem como a capacidade de resolução de problemas e a empatia. Em qualquer um dos casos, é fácil perceber como um período de trabalho voluntário poderá contribuir para o seu estímulo.

#5 Impulsionar a carreira

“O voluntariado é bom para a tua carreira”. A garantia é deixada pela ONG britânica JCI, num artigo publicado no seu portal, que destaca esta motivação como sendo “estratégica, não vergonhosa”. O artigo destaca, por exemplo, um estudo do LinkedIn que indica que um em cada cinco gestores nos EUA já contratou alguém devido à sua experiência de voluntariado.

#6 Fazer novas amizades

Uma das certezas no trabalho voluntário é a possibilidade de conhecer novas pessoas. Estes novos conhecimentos poderão ser de dois tipos. Por um lado, poderás conhecer as pessoas que fazem parte da comunidade que estás auxiliar, por outro, vais estreitar laços com os/as voluntários/as com quem trabalhas em conjunto.

#7 Conhecer novos lugares e culturas

Fazer voluntariado é também uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas. Ao contrário de grande parte das experiências turísticas, quando em voluntariado, terás de trabalhar em conjunto com as população local, percebendo quais as suas tradições, línguas ou rituais.

Inscrições





As pessoas proponentes ao trabalho voluntário são movidas pelos interesses pessoais, as suas paixões, valores e princípios. Além disso, o momento de frequência do ensino superior tem sido apontado como um dos momentos ideais para garantir o envolvimento em atividades de voluntariado.

De que estás à espera?

Oportunidades




Em atualização

Quaisquer que sejam as oportunidades de voluntariado, estas são sempre baseadas em programas, necessidades e prioridades definidas em cada comunidade local.

Empresa / Entidade
2 Vagas

Solidariedade Social | Porto

Empresa / Entidade
26 Vagas

Cultura e Artes, Desporto e Lazer | Porto

Empresa / Entidade
3 Vagas

Educação, Saúde | Porto

Empresa / Entidade
10 Vagas

Ambiente, Cidadania, Outras | Porto

Empresa / Entidade
15 Vagas

Voluntariado Internacional | Porto

Eventos

13 out 2023
Feira de empregabilidade e empreendedorismo

Participação, dos Gabinetes de Sucesso Académico e Empregabilidade e Alumni no evento, com o propósito de promover as valências de voluntariado e do gabinete CLAIM do P.PORTO.

2 a 13 nov 2023
Encontro intermunicipal de voluntariado

Encontro no qual participaram várias entidades relacionadas com o voluntariado, numa perspetiva de debate de ideias, formação e promoção de sinergias para o desenvolvimento de projetos de voluntariado.

22 nov 2023
Fórum boas práticas na rede local de voluntariado

Representação do desenvolvimento da atividade voluntária na nossa comunidade, com o objetivo de estabelecer novas parcerias, troca de saberes e aprendizagens para otimizar o desenvolvimento deste programa.

25 nov 2023
Tertúlia/exposição violência contra a mulher

O Centro de Cultura inaugurou a exposição dos trabalhos elaborados voluntariamente por estudantes relativos O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Foi debatida a violência no namoro, violência de género e as suas expressões na atualidade.

29 nov 2023
“Núbia, a menina astronauta”, solidariedade

No dia 29 de novembro, pelas 17:30h foi realizada uma iniciativa solidária na qual foram recebidas algumas crianças a quem foi oferecido o livro "Núbia, a menina astronauta", e que realizaram uma visita também à exposição que está patente no Centro de Cultura do P.PORTO.

21 dez 2023
Ação voluntária P.PORTO
Natal na AEDS

Realizou-se uma ação voluntária com entrega de presentes de Natal. Os gabinetes responsáveis pelo voluntariado no P.PORTO, estabeleceram contatos para futuras iniciativas de apoio a serem desenvolvidas em conjunto com os nossos estudantes voluntários.

29 jan 2024
Início da Capital
do Voluntariado em Cascais

Após presença no Encontro Intermunicipal de Voluntariado e a convite da Câmara Municipal de Cascais, o Gabinete Alumni e o Gabinete de Sucesso Académico e Empregabilidade, responsáveis pelo voluntariado no P.PORTO, marcaram presença na cerimónia de abertura da Capital do Voluntariado 2024.

30 jan 2024
Reunião
na Embaixada
de Timor-Leste

Nesta reunião de trabalho na Embaixada de Timor-Leste foram discutidas propostas para a redução do impacto das diferenças culturais e linguísticas dos estudantes timorenses à chegada à comunidade P. PORTO e o apoio à candidatura dos mesmos, com base em projetos de voluntariado.

20 fev 2024
“Uma carta
de amor a Timor”, Matosinhos

No mês consagrado ao Amor, no cumprimento do proposto junto da Embaixada de Timor-Leste, com a intenção de criar uma ligação ao povo timorense, solicitamos a ajuda dos estudantes voluntários da Licenciatura em Educação Social para junto de idosos de um centro de dia em Matosinhos.

22 fev 2024
Fotografar
o Amor,
Porto

Integrado no mês dedicado ao amor lançámos um desafio aos nossos voluntários da Licenciatura de Fotografia da ESMAD, a que chamamos “Fotografar o Amor”. Fotografaram os utentes da Associação de Educação e Desenvolvimento Social, utilizando um mural preparado pelos mesmos, captando os afetos e alegria de momentos raros que irão permitir consciencializar a sociedade para a importância de olharmos e incluirmos todos sem exceção.

Parcerias



Associação de Educação e Desenvolvimento Social
aeds.org.pt

Primamos pela qualidade e inovação de referência para a sociedade civil, vocacionada para criar, implementar e incentivar respostas e políticas sociais promotoras de desenvolvimento e realização dos indivíduos e das sociedades.




Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos
larpescadores.pt

Intervimos primordialmente na União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. O público-alvo é, na sua maioria a comunidade piscatória aposentada, que se encontre em situação de risco social e dependência.




Por Timor
um gesto uma dádiva
portimormemo.wixsite.com/website

As nossas ideias, vontade e sonhos são incomensuráveis, mas os meios físicos que temos disponíveis limitam a nossa ação. O centro social e a clínica estão equipados parcamente e os nossos fundos são muito limitados, não correspondendo à necessidade que existe em Memo. Ajude-nos a tornar esta população mais forte. Cada pequena doação faz uma enorme diferença.




Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos
facebook.com/MercadodosSantos

"Mercado dos Santos" é o mote para os eventos solidários realizados, periodicamente, no Porto. A organização procura promover o espírito solidário, recuperar laços de comunidade e vizinhança e apoiar causas humanitárias. Todos os lucros obtidos com a organização dos eventos revertem para causas previamente identificadas.


Contactos

A sede do voluntariado do Politécnico do Porto localiza-se na Rua Dr. Roberto Frias 712, Porto, nos Serviços Centrais.



Também podes entrar em contacto connosco através do email voluntariado@ipp.pt ou do número 962 383 809