Considerando o recente aumento do número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na população em geral e o provável impacto na comunidade P.Porto, sensibilizamos toda a comunidade P.Porto, para as Orientações da DGS atualmente em vigor relativamente à adequação das medidas de Saúde Pública (Orientação nº 003/2022 de 28/04/2022) e utilização de máscara facial (Orientação nº 011/2021 atualizada a 28/04/2022) e em adição, a adoção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de transmissão do vírus, nomeadamente:
1. Estar vacinado;
2. Manter espaços bem ventilados;
3. Usar máscara facial quando não seja possível garantir o adequado distanciamento físico e em locais com deficiente ventilação;
4. Lavar e/ou desinfetar as mãos frequentemente;
5. Garantir, com regularidade, a limpeza e desinfeção de superfícies;
6. Vigiar a sintomatologia relacionada com a infeção, se teve em contacto com casos positivos, adotando medidas de prevenção e mitigação do risco de contágio;
7. Caso tenha sintomas, fique em casa e efetue o teste de diagnóstico seguindo as orientações prestadas pela Linha Saúde 24 (808 24 24 24). Em caso positivo, deverá manter-se em isolamento durante o período indicado pelo profissional de saúde.
Gabinete de Segurança e Saúde no Trabalho
Iniciamos hoje um novo período de atividades presenciais.
Agradeço, uma vez mais, todo o empenho demonstrado pela Comunidade P.PORTO e que permitiu ultrapassar mais uma fase difícil em que foi, de novo, necessário encontrar soluções que permitiram manter as atividades, nomeadamente de ensino.
Temos, agora, que nos focar no retorno à atividade presencial, com a consciência de que, ainda, não é possível garantir as condições normais de funcionamento, uma vez que se mantêm várias restrições impostas pelas autoridades de saúde. Por isso a retoma será parcial, nos termos definidos por cada Escola e que, de uma forma geral, terá lugar nos mesmos moldes e com as mesmas regras em vigor antes da interrupção.
São conhecidas as regras sanitárias que devem ser cumpridas e que aqui relembro: distanciamento social, higienização das mãos e o obrigatório uso de máscara dentro das instalações (e não apenas dentro dos edifícios).
Desejo que o retorno à atividade presencial, com a colaboração de todos, decorra de forma a assegurar as melhores condições de trabalho e de ensino/aprendizagem.
Com os melhores cumprimentos
João Rocha, o Presidente
O centro de vacinação ficará alojado no PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center, prevendo inocular 500 pessoas por dia.
Nesta primeira fase serão vacinados utentes com mais de 80 anos e restante utentes integrados no primeiro grupo prioritário.
Prevê-se que, depois de abril, se seguirão os restantes grupos prioritários. O centro funcionará entre as 8h e as 20h30, podendo, em caso de necessidade estender a atividade até às 21h.
O espaço a disponibilizar possui dez pontos de vacinação e está adequado às especificidades das três vacinas disponíveis neste momento em Portugal: Pfizer, Moderna e AstraZeneca. Estarão presentes 15 profissionais de saúde (oito enfermeiros, quatro auxiliares e um médico), com treino e formação para vacinar e atuar em caso de reações anafiláticas e equipamento de emergência para tratar estas situações.
a) o Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, que regulamenta a renovação do estado de emergência declarada pelo Decreto do Presidente da República n.º 6 -B/2021, de 13 de janeiro, a vigorar até às 23h59 de 30 de janeiro;
b) a recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, de 14/1/2021, do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
As decisões do Conselho de Ministros de 13 de janeiro de 2021 não implicam alterações substanciais às atividades académicas e outras que resultam da missão institucional do P.PORTO, as quais poderão continuar a decorrer de acordo com a legislação em vigor e as recomendações das autoridades de saúde, como tem acontecido desde o início do ano letivo.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º99/2020, de 21 de novembro, determina que, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas de feriados nacionais:
. estão suspensas todas as atividades letivas e não letivas no P.PORTO;
. aplica-se tolerância de ponto a todos os funcionários docentes e não-docentes.
Considerando a classificação do concelho do Porto como sendo de “Risco Extremamente Elevado”, outras medidas foram impostas, nomeadamente a proibição de circulação entre concelhos, entre 27 de novembro (a partir das 23h00) e 2 de dezembro (até às 05h00) e entre 4 de dezembro (a partir das 23h00) e 9 de dezembro (até às 05h00).
A referida restrição não se aplica “às deslocações de estudantes para instituições de ensino superior” ou “às deslocações para a frequência de formação e realização de provas e exames”, entre outras exceções.
Os Serviços de Ação Social e a empresa concessionária das Unidades Alimentares do P.PORTO procuraram, desde o início do ano letivo, assegurar um serviço de qualidade e descentralizado, dando resposta às solicitações da comunidade em cada unidade orgânica.
Porém, o número de refeições servidas tem diminuído drasticamente condicionando a continuidade do serviço prestado nos termos até ao momento.
Deste modo lamentamos informar que será necessário encerrar provisoriamente, já a partir do dia 2 de novembro, as Unidades Alimentares do Campus I correspondentes às Unidades Orgânicas da ESE, ESS e ESMAE.
Os serviços de alimentação serão concentrados na cantina central do ISEP, sendo possível servir refeições em regime de take-away, entregues nas Unidades Alimentares das escolas, sujeitas a marcação prévia via DOMUS, para um mínimo de 10 refeições.
Iremos acompanhar o evoluir da situação, nomeadamente no que respeita às implicações académicas que acarreta, esperando que tais medidas sejam ultrapassadas a breve prazo.
Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para a manutenção das atividades académicas e científicas face ao agravamento da situação epidemiológica.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020
A situação epidemiológica que se verifica em Portugal, em resultado da pandemia da doença COVID-19, tem justificado a adoção de várias medidas com o intuito de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção. A realidade atualmente existente em Portugal, justifica a adoção de medidas mais restritivas do que aquelas que têm vindo a ser tomadas nas semanas que antecedem. Nesta sequência, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de calamidade em todo o território continental e estabelece as regras que devem ser observadas a partir do dia 4 de novembro de 2020 e até ao dia 19 de novembro de 2020, por força da situação pandémica que ainda se regista.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020
Face à situação excecional que se vive em Portugal e no mundo, e de modo a evitar a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 e um retrocesso na contenção da transmissão do vírus e da expansão da doença COVID-19 que as medidas adotadas permitiram, importa considerar, no âmbito da situação de calamidade, a limitação das deslocações dos cidadãos no período entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2020.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020A StayAway COVID é uma aplicação gratuita que tem por objetivo auxiliar os portugueses no rastreio da COVID-19.
A app permite que cada um seja informado sobre exposições de risco ao novo coronavírus, de forma simples e segura, através da monitorização de contactos recentes. A sua utilização é voluntária e, ao contrário do que por vezes tem sido dito, nunca tem acesso à identidade do utilizador ou aos seus dados pessoais.
Neste início de ano letivo o Politécnico do Porto recomenda fortemente a utilização da StayAway COVID por parte de toda a sua comunidade.
Links para download:
Android (6.0 ou superior)
iOS (13.5 ou superior)
03 mai 2020 - 23:56 Foi publicado o Despacho P.PORTO-P-013-2020 - Retoma da atividade presencial, no qual constam as diretrizes a adotar no universo P.PORTO.
Recomendamos a sua leitura. Poderá consultá-lo aqui.
22 abr 2020 - 18:50 O Politécnico do Porto continua a unir esforços para contribuir para o aumento da capacidade de resposta do SNS, com o desenvolvimento de um laboratório para a realização de testes ao novo SARS-CoV-2.
No âmbito do programa RESEARCH4COVID, foram aprovados 2 projetos apresentados pelo Politécnico do Porto, com um investimento de 30 mil euros para cada um – o máximo de apoio possível.
Saiba mais aqui.
24 mar 2020 - 12:37 Várias escolas do Politécnico do Porto responderam ao difícil desafio da atual conjuntura e estão a produzir viseiras de proteção integral para o SNS.
Numa ação de solidariedade, e sob coordenação da Escola Superior de Educação (ESE), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Porto Global Hub, vários docentes juntaram-se na produção de viseiras de proteção integral para o Sistema Nacional de Saúde.
Saiba mais aqui.
23 mar 2020 - 15:41 Em tempos de quarentena, os cuidados com a saúde devem ser integrais para proteção de todos.
Tendo como base esta premissa, a Presidência do Politécnico do Porto, através do Gabinete de Integração Académica e Profissional (GIAP), criou a iniciativa AtivAmente, a pensar nas consequências vividas em situação de isolamento social.
O programa consiste no desenvolvimento de dicas e atividades distintas, a serem desempenhadas regularmente, sempre na lógica da saúde mental.
Saiba mais aqui.
20 mar 2020 - 14:56 Está no ar o website da campanha #EstamosON. Um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo #COVID19, com todos os apoios disponibilizados, boas práticas a ter em conta e a documentação necessária para a efetivação dos seus direitos.
Pode consultá-lo aqui.
20 mar 2020 - 14:52 No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que pode evoluir para a COVID19, estão a ser desenvolvidas medidas de Saúde Pública de acordo com a fase de resposta à propagação do vírus. O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições. É importante incentivar e salvaguardar o papel específico de cada pessoa na quebra das cadeias de transmissão, contribuindo decisivamente para a proteção da comunidade.
Neste contexto, a Direção Geral de Saúde (DGS) definiu um Manual de Isolamento com um conjunto de orientações, que poderá ser atualizado consoante a evolução do surto e/ou disponibilização de nova evidência científica.
O Politécnico do Porto disponibiliza e recomenda a leitura do Manual indicado. Sabemos que o contexto é de grande esforço, individual e coletivo, mas é crucial estarmos hoje munidos de toda a informação disponível para nos mantermos seguros, minimizando a possibilidade de infeção, para cada um e para os seus.
A quarentena e o isolamento social ou profilático são, hoje, medidas necessárias para a Saúde Pública e especialmente utilizadas em resposta a conjunturas epidemiológicas, conheça aqui (link) todos os procedimentos.
Por si e pelos seus.
Não estamos sozinhos.
O Manual de Isolamento e Distanciamento da DGS pode ser consultado aqui.
13 mar 2020 - 16:39 O WhatsApp do Gabinete de Organização Académica (GOA), vai permitir uma resposta mais rápida dos serviços aos estudantes e candidatos.
O serviço está disponível através do número 969 375 611. Vamos tentar responder às vossas questões no menor tempo possível, sendo o horário de resposta do serviço compreendido entre as 9:30h e as 16:30h
11 mar 2020 - 22:15 - Face à declaração do COVID-19 como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, alteraram-se as circunstâncias que permitiam manter a regularidade das atividades letivas nas Escolas (com as exceções conhecidas da ESMAE e da ESTG), que se procurou assegurar na sequência das recomendações e determinações das autoridades de saúde locais e nacionais.
As dificuldades crescentes que se têm sentido no normal funcionamento das atividades letivas e a preocupação em assegurar condições idênticas para todos os estudantes, independentemente da Escola ou da sua morada, aconselham a alteração das medidas que têm estado em vigor.
Em consequência, determino:
O Presidente do P.PORTO
João Rocha
10 mar 2020 - 18:23 - O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, reunido em sessão plenária no dia 10 de março de 2020, emitiu um comunicado no qual analisa a evolução da situação relativa à COVID-19.
No referido comunicado lê-se que “não existem razões de saúde pública que justifiquem o encerramento de instalações nas instituições de ensino superior.”
O organismo que representa os politécnicos públicos portugueses manifesta ainda "a sua total confiança nas decisões das autoridades com responsabilidade na área da saúde".
O comunicado integral do CCISP pode ser consultado aqui.
10 mar 2020 - 18:07 - O P.PORTO mantém-se em contacto regular com as autoridades de saúde competentes, não existindo razões de saúde pública que justifiquem a alteração da atividade no P.PORTO e nas suas Unidades Orgânicas.
O P.PORTO aguardará pelos resultados da reunião entre o governo e o Conselho Nacional de Saúde Pública, agendada para o dia 11 de março, e agirá em conformidade com as orientações emanadas da mesma.
As decisões do P.PORTO fundamentam-se na melhor evidência disponível, na análise dos riscos associados e nas orientações da Direção Geral de Saúde e das autoridades de saúde local. A responsabilidade social da instituição obriga-nos a uma cuidada ponderação de todos estes fatores, procurando tomar as decisões mais adequadas à salvaguarda da nossa comunidade e da comunidade envolvente.
Apelamos à manutenção da serenidade e à confiança nas decisões tomadas.
Recomendamos que toda a comunidade académica siga as recomendações emanadas pelas autoridades competentes e os planos de contingência, cumprindo as regras básicas de higiene e distanciamento social, relativas à contenção do COVID-19.
9 mar 2020 - 19:31 - A Presidência da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, face ao alerta para a epidemia por Coronavírus (COVID-19), decretou que, até 31 de março de 2020, algumas atividades estarão suspensas.
Quaisquer atividades relacionadas com aulas no exterior, eventos (internos ou externos), visitas de estudo ou ações na comunidade encontram-se suspensas por motivos de prevenção.
Até ao próximo dia 31 de março de 2020, e até novas informações, não será permitida a realização de qualquer uma destas atividades.
Agradecemos a compreensão de toda a comunidade académica e lamentamos qualquer transtorno que esta situação possa causar.
9 mar 2020 - 16:25 - O Politécnico do Porto informa que, devido à imposição das medidas de contingência para combater a propagação do vírus COVID-19, não se encontram reunidas as condições para a realização da conferência prevista para o dia 11 de março, pelas 21h30, com o historiador Joel Cleto, na Casa das Artes.
Será oportunamente divulgada uma nova data para o evento, de acordo com as decisões que venham a ser tomadas após as indicações da autoridades competentes.
Agradecemos a vossa compreensão.
9 mar 2020 - 12:56 - Considerando a decisão da Direção Geral da Saúde, através do comunicado n.º C160_79_v1 de 08/03/2020 de proceder “ao encerramento não só dos estabelecimentos escolares (públicos e privados), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas” nos concelhos de Felgueiras e Lousada e à recomendação de que “as pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas”, recomenda-se a todos os estudantes, docentes, investigadores, técnicos e restantes colaboradores do P.PORTO residentes nos concelhos de Felgueiras ou de Lousada que não se desloquem para as instalações do P.PORTO.
9 mar 2020 - 15:59 - Os docentes do Politécnico do Porto, têm acesso ao serviço de videoconferência disponibilizado pelo Sistema Colibri através da aplicação ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/
O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições.
O acesso via desktop ou dispositivo móvel requer a instalação de uma aplicação – o ZOOM. Será encaminhado automaticamente para uma página de instalação aquando a utilização deste serviço.
A FCCN disponibiliza um conjunto de tutoriais disponíveis aqui: https://videoconf-colibri.fccn.pt/doc/tutorials
A equipa da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO está disponível para esclarecimentos adicionais através do mail e-ipp@sc.ipp.pt
5 mar 2020 - 10:07 - Remetemos atualização da Unidade de Saúde Pública Porto Oriental, sobre o surto de pneumonia por novo Coronavírus (COVID-19).
Atualização do Boletim Informativo, chamando à atenção para o atual nível de risco em Portugal, na sequência dos novos casos confirmados e para o fluxograma de atuação perante uma pessoa assintomática que regressou de áreas afetadas.
"Modelo 3A - Registo de temperatura regressados áreas afetadas" para registo da temperatura das pessoas com indicação para fazer autovigilância ativa.
Descarregue aqui o Boletim Informativo
Descarregue aqui o Modelo 3A - Registo de temperatura regressados áreas afetadas